grávida com as mãos na cabeça e falta de memória

Falhas de memória durante a gravidez

Gravidez, Saúde & Cuidados na Gravidez

29 de Maio de 2020

Muitas gestantes costumam queixar-se de esquecimento e falhas de memória durante a gravidez.

Mas porquê?

No início da gravidez, os níveis de produção da progesterona sobem muito. A principal função da progesterona na gravidez é a manutenção da gestação no primeiro trimestre, pois cria no útero um ambiente favorável para a implantação e o desenvolvimento do embrião.

A progesterona é essencial na preparação do endométrio (a camada interna do útero) para receber o embrião e, além disso, a progesterona inibe as contrações uterinas, mantendo a musculatura uterina relaxada durante a gravidez.

A progesterona também tem um importante papel para a amamentação, pois, juntamente com o estrogénio, promove o desenvolvimento das glândulas mamárias. 

Porém, esta hormona que é tão essencial neste momento, também promove um abrandamento em todo organismo, e não é diferente com a parte mental. A maioria das grávidas apresentam movimentos mais lentos e a nível mental tornam-se menos ágeis e menos despertas, têm mais sono e também apresentam um maior cansaço.

É importante entender que, mesmo com estes sintomas, a mulher grávida não perde a sua capacidade cognitiva, o que a mantém apta a tomar decisões normalmente.

As falhas de memória durante a gravidez ou as distrações das gestantes mudam em cada etapa da gravidez: o excesso de sono é mais intenso no primeiro da gravidez, uma vez que o corpo está a adaptar-se às novas concentrações de progesterona.

Até ao final da gestação, o efeito desta hormona é compensado pela oxitocina, que estimula e favorece o parto e a amamentação. No terceiro trimestre é comum que  a grávida se sinta mais pesada, se mova com maior dificuldade e durma, acumulando cansaço e fadiga. Mas nesta etapa a futura mamã está mais alerta, já que se aproxima o momento tão desejado do nascimento do seu bebé.

Artigo escrito pela Drª Michelle Sister, Médica de Clínica Geral e Dermatologista

Ver mais dicas na Academia Online

Partilhar artigo

Artigos Relacionados