O BebéManchas Salmão nos recém-nascidos: O que é?

Manchas Salmão nos recém-nascidos: O que é?

Muitos bebés nascem com manchas rosadas e irregulares, que se podem localizar em várias regiões do corpo. Chamam-se manchas salmão.

Adotam também outros nomes como beijos de anjo, se se situarem na zona da testa, pálpebras e sobrancelhas, ou bicos de cegonha quando estão na nuca. Normalmente, num mesmo bebé, estão presentes em mais do que uma localização.

São constituídas por capilares, pequenos vasos sanguíneos típicos da circulação na etapa fetal. Podem variar entre escassos milímetros e vários centímetros diâmetro.

Acreditamos que possa existir uma componente genética nestas lesões, daí não ser estranho que um dos papás possa ter tido uma mancha salmão na mesma zona.

A boa notícia é que não é necessário realizar qualquer tipo de tratamento. As manchas salmão vão perdendo intensidade de forma natural. Geralmente, desaparecem nos primeiros anos de vida.

As manchas salmão da região do centro da cara (sobrancelhas, testa, pálpebras ou nariz) são as que desaparecem mais rapidamente. Na zona da nuca são mais persistentes, podendo permanecer toda a vida. Felizmente nesta localização são tapadas pelo cabelo!

Artigo escrito pela Dra. Inês Claudino, Pediatra e fundadora do projeto Dona Bebé

ARTIGOS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS

Especial Grávida Online

29 de fevereiro às 18h - 19h30 Como funciona? No dia 29 de fevereiro, entre as 18h e as 19h30, contamos consigo no Especial Grávida Online.Ao...

Cadeira da Papa

até 29 de fevereiro   Como funciona?   Está grávida? Participe neste PASSATEMPO e habilite-se a receber uma Cadeira da Papa! 📅 Válido para inscrições até dia 29...
Mamãs Sem Dúvidas - Conteúdo e dicas exclusivas para mamãs

Eu como mulher, mãe e pessoa: autoconhecimento, autoconfiança e autoestima

Quando nasce um bebé nasce uma mãe. Frequentemente focamo-nos no papel de mãe e deixamos para trás a Mulher, a pessoa, esquecida no meio da...