Como preparar o biberão?

Como preparar um biberão?

A Chegada do Bebé, O Bebé

10 de Novembro de 2020

Preparar o biberão gera muitas dúvidas aos recém-papás. Apesar de simples, é um processo que requer alguns cuidados.

1. Comece por lavar as mãos e utilize utensílios limpos e esterilizados.

2. Ferva água potável durante 5 minutos. Deixe arrefecer aproximadamente 30 minutos, até cerca dos 40°C.

A nossa sugestão é ferver água para vários biberões e colocar numa garrafa térmica. A água a utilizar deve ser fervida mas não a ferver. Se fizer isto, poupa bastante tempo em cada mamada. Por outro lado, o leite em pó não deve ser adicionado a água a ferver pois pode perder qualidades. A água a ferver pode ainda deformar os biberões.

3. Coloque no biberão a quantidade de água necessária (Água depois de fervida uma vez não deve voltar a ser fervida).

4. Para medir o leite, utilize sempre a colher medida que vem na embalagem. As medidas corretas são colheres rasas. Não pressione o pó.

5. Adicione a dose indicada de leite em pó à água. Não deve alterar o n.° de medidas indicado pois pode ser prejudicial à saúde do seu filho.

6. Feche o biberão e rode vigorosamente na palma das mãos durante 5 segundos. O biberão deve ser agitado o mais rápido possível depois de adicionar o leite de forma a dissolver bem o pó. Agite durante mais 20 segundos.

7. Antes de oferecer o biberão ao seu filho, verifique a temperatura do mesmo, testando algumas gotas na parte interna do pulso. (Deverá estar a 37°C no máximo).

Quando já tem a água fervida fria, pode preparar o biberão a frio e aquecer num aquecedor de biberões. Este utensílio ajuda muito principalmente nas mamadas da noite. Pode deixar preparados 2 ou 3 biberões a frio, sendo só preciso aquecer na hora de dar.

Artigo escrito pela Dra. Sara Brandão – Farmacêutica e Diretora Técnica da MaisBebé

Vantagens do Leite Materno

Partilhar artigo

Artigos Relacionados