O BebéOs cuidados essenciais na pele do Bebé

Os cuidados essenciais na pele do Bebé

Como escolher os cuidados do seu bebé?

  1. Higiene do Bebé

A limpeza deve ser feita com a utilização de produtos de higiene adaptados, que respeitem a fisiologia e a integridade da pele do bebé, respeitando o pH cutâneo, o filme hidrolípidico e o microbioma.

Nos primeiros meses de vida de um bebé recém-nascido, é suficiente uma pequena quantidade de produto para promover a higiene do seu bebé, basta usar uma a duas doses do seu produto, optando por uma textura em óleo ou creme, durante o banho de imersão. Esta quantidade na água do banho é suficiente para fazer a higiene em simultâneo do corpo, rosto e couro cabeludo.

É possível, fazer a higiene do seu bebé, sem enxaguamento, ao longo do dia, através da nossa água de limpeza, uma excelente alternativa, para deixar o seu bebé limpo durante o dia, podendo usar a água em zonas especificas com o auxílio de compressas não tecido.

Se o seu bebé tiver a pele seca, ou com tendência a atopia, opte por cuidados com um maior aporte nutritivo, que poderá encontrá-los nos nossos cuidados Xemose Bebé.

  1. Hidratação e proteção

Depois do banho é hora de hidratar. Considerando a elevada tendência do bebé para ter pele seca e sendo o banho diário uma prática habitual, atualmente, a hidratação é considerada como muito importante na manutenção e compensação da defesa natural da pele do bebé.

É este o cuidado que deixará a pele do bebé suave e macia. Os leites hidratantes indicados para a pele sensível do bebé, graças à sua textura fluida, permitem que durante a aplicação, seja possível massajar a pele do bebé, promovendo o contacto sensorial entre a mãe e o seu bebé.

Na pele com tendência atopia, pele muito seca ou pele do prematuro, estão indicados cuidados emolientes ou bálsamos sem perfume e sem conservantes.

  1. Muda da fralda

Nos primeiros meses o bebé irá molhar a fralda de 20 em 20 minutos! No entanto, será suficiente que mude a fralda antes ou após cada refeição.

Sempre que se der conta da presença de fezes, mude a fralda, pois a junção das fezes e da urina dão origem a componentes que podem fragilizar a pele do bebé. A pele na zona da fralda merece uma atenção redobrada, uma vez que está exposta a inúmeros microrganismos, que poderão irritar a pele do seu bebé.

Os produtos sem enxaguamento permitem uma higiene mais prática e encontram-se por exemplo, em formato de águas de limpeza, para utilizar com compressas de não tecido. A limpeza deve ser feita de forma delicada, sem esfregar vigorosamente. Este formato de higiene da zona da fralda é muito seguro e irá evitar as irritações da pele do bebé. No entanto, em viagem ou passeio, poderemos recorrer ao uso de toalhetes, pois tornam-se mais práticos nestas circunstâncias.

Os cremes de muda da fralda, são conhecidos como cremes de proteção, uma vez que isolam as fezes e urina da pele do bebé, criando uma barreira, que irá acalmar e reparar a pele e que podem ser utilizados a cada muda da fralda, prevenindo irritações.

Para uma pele mais sensível, imatura e delicada como a do recém-nascido ou de um bebé com atopia, é recomendado o uso de óleos de linimento, que permitem uma limpeza ultra suave, enriquecidos com óleos vegetais, formando um filme protetor isolante à superfície da pele, capazes de limpar e proteger graças à sua ação dois em um, o rabinho do seu bebé. A sua aplicação é feita recorrendo a compressas não tecido, removendo a sujidade da muda da fralda com movimentos suaves, sem necessitar da aplicação recorrente do creme de barreira.

Cuide da pele do seu bebé!

Artigo escrito por Mariana Pinto de Sousa, Farmacêutica especialista em dermocosmética dos Laboratórios Dermatológicos Uriage

ARTIGOS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS

Especial Grávida Online

29 de fevereiro às 18h - 19h30 Como funciona? No dia 29 de fevereiro, entre as 18h e as 19h30, contamos consigo no Especial Grávida Online.Ao...

Cadeira da Papa

até 29 de fevereiro   Como funciona?   Está grávida? Participe neste PASSATEMPO e habilite-se a receber uma Cadeira da Papa! 📅 Válido para inscrições até dia 29...
Mamãs Sem Dúvidas - Conteúdo e dicas exclusivas para mamãs

Eu como mulher, mãe e pessoa: autoconhecimento, autoconfiança e autoestima

Quando nasce um bebé nasce uma mãe. Frequentemente focamo-nos no papel de mãe e deixamos para trás a Mulher, a pessoa, esquecida no meio da...