O BebéSerá que o meu bebé está preparado para a introdução da alimentação...

Será que o meu bebé está preparado para a introdução da alimentação complementar?

A introdução da alimentação complementar consiste num período de adaptação a novos alimentos, de forma desejavelmente progressiva e lenta. Através deste processo, o bebé passa de alimentar-se exclusivamente de leite materno ou artificial, a poder acompanhar o resto da família à mesa (naturalmente, com adaptações) e seguindo seu próprio ritmo. Ainda a este respeito, é importante sublinhar que o leite materno ou artificial continuará a ser o alimento principal até aos 12 meses.

Nos últimos anos, as recomendações sobre a alimentação complementar mudaram amiúde, correspondendo a novas conclusões advenientes da constante investigação científica, sendo marcadamente diferentes dos conselhos recebidos pelas gerações anteriores.

A recomendação atual é a de que os bebés saudáveis iniciem a diversificação alimentar a partir dos 6 meses de idade.

E porquê a partir dos 6 meses? Segundo a OMS, para poder comer outros alimentos que não o leite, é conveniente que o organismo tenha a maturação necessária a nível neurológico, renal, gastrointestinal e imunitário.

Um bebé é considerado preparado quando adquire as habilidades psicomotoras que lhe permitem manipular e engolir alimentos com segurança. Como acontece com qualquer outra mudança  no desenvolvimento, nem todas as crianças a adquirirão ao mesmo tempo, embora em geral essas mudanças possam ocorrer por volta do sexto mês.

Para saber se está preparado, é preciso que o bebé:

  • Mantenha uma postura sentada, com ou sem apoio.
  • Mostre interesse ativo pela comida.
  • Seja capaz de manipular alimentos com as mãos e colocá-los na boca.
  • Mostre sinais do desaparecimento do reflexo de extrusão (que se manifesta quando deita a língua para fora involuntariamente, evitando deglutir tudo o que não seja leite).

Sabemos hoje que é importante reconhecer os sinais que indicam que o bebé está pronto para iniciar o contacto com outros alimentos, de acordo com seu desenvolvimento, já que nem todas as crianças irão adquirir essas capacidades exatamente na mesma idade.

Artigo escrito pela Enfª Maria Fernandez, Especialista em Baby Led Weaning

4 passos para iniciar a alimentação complementar do bebé

ARTIGOS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS

Especial Grávida Online

5 de junho às 21h Como funciona? No dia 5 de junho, entre as 21h, contamos consigo no Especial Grávida Online.Ao inscrever-se gratuitamente, habilita-se a ganhar...

Intercomunicador Miniland e Mala Maternidade Uriage

até 31 de maio   Como funciona?   Está grávida? Participe neste PASSATEMPO e habilite-se a receber uma Mala da Maternidade com produtos Uriage e ainda um Intercomunicador...
Mamãs Sem Dúvidas - Conteúdo e dicas exclusivas para mamãs

Eu como mulher, mãe e pessoa: autoconhecimento, autoconfiança e autoestima

Quando nasce um bebé nasce uma mãe. Frequentemente focamo-nos no papel de mãe e deixamos para trás a Mulher, a pessoa, esquecida no meio da...