O BebéVantagens de optar por produtos de higiene orgânicos

Vantagens de optar por produtos de higiene orgânicos

Como mães, queremos sempre o melhor para os nossos bebés. Felizmente, existe hoje uma vasta oferta de produtos naturais e orgânicos que nos permite fazer opções mais saudáveis, mais seguras e mais ecológicas.

Mas, afinal, o que são produtos orgânicos?

Por definição, a agricultura orgânica é um sistema de gestão de produção ecológica que promove e aperfeiçoa a biodiversidade, os ciclos biológicos e a atividade biológica do solo.

Baseia-se no uso mínimo de componentes não agrícolas e em processos de produção que restauram, mantêm e aumentam o equilíbrio ecológico.

Mais concretamente, produto orgânico é o que é produzido:

  • De forma a diminuir os impactos no meio ambiente, nos recursos naturais e nas espécies de animais e plantas locais;
  • Com a preocupação de não degradar o solo e as fontes de água;
  • Respeitando os direitos dos trabalhadores envolvidos na sua produção;
  • Sem o cultivo de transgénicos e sem a utilização de agrotóxicos ou outras substâncias sintéticas, como hormonas, medicamentos veterinários, adubos ou antibióticos.

Os produtos orgânicos seguem padrões mais elevados e mais rígidos do que os produtos processados ​​e com componentes químicos. A popularidade e a procura de produtos naturais e orgânicos aumentaram exponencialmente na última década, à medida que cada vez mais consumidores estão a reconhecer os seus benefícios para a saúde.

E quais são os benefícios para o seu bebé?

A pele dos bebés é mais fina e mais frágil do que a dos adultos. E é também mais porosa e menos oleosa. Isso significa que absorve tudo com bastante facilidade e é menos resistente às bactérias e substâncias nocivas do meio ambiente. Há estudos que demonstram que é até aos cinco anos que absorvemos uma elevada percentagem de todas as substâncias
nocivas absorvidas em toda a nossa vida.

Por isso, temos de ser muito cuidadosos e cautelosos com o que colocamos na pele de nossos filhos. Quer se trate de roupa, brinquedos ou, especialmente, cosméticos ou produtos de higiene. Em relação a estes últimos, é fundamental escolher produtos sem perfume nem parabenos e isentos de químicos ou alérgenos.

E como saber que um produto é orgânico?

Os produtos orgânicos para bebés são melhores porque incluem mais ingredientes naturais e menos pesticidas, substâncias químicas e outros ingredientes prejudiciais. E isso é atestado por um sistema de certificação que assegura que determinados produtos, processos ou serviços obedecem às normas da produção orgânica. Basta procurar na embalagem o selo que garante essa certificação.

Os nossos filhos vão crescer expostos a uma enorme variedade de poluentes ambientais. O mínimo que podemos fazer para minimizar esse impacto é escolher produtos orgânicos amigos dos nossos bebés e amigos do ambiente.

Artigo escrito pela equipa Bambo Nature

ARTIGOS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS

Especial Grávida Online

14 de março às 21h Como funciona? No dia 14 de março, entre as 21h, contamos consigo no Especial Grávida Online.Ao inscrever-se gratuitamente, habilita-se a ganhar...

Intercomunicador Miniland

até 31 de março   Como funciona?   Está grávida? Participe neste PASSATEMPO e habilite-se a receber um Intercomunicador Miniland! 📅 Válido para inscrições até dia 31 de...

Alimentação Infantil: Introdução aos Alimentos

20 de março Como funciona? Para o dia 20 de março, a Mamãs Sem Dúvidas organizou um Curso Flash para falar sobre Alimentação Infantil, especialmente pensado...