O BebéAtividades para o seu BebéAtividades para o bebé: Brincar é coisa séria!

Atividades para o bebé: Brincar é coisa séria!

Brincar é a atividade mais importante da vida da criança. Diversos autores que estudaram o desenvolvimento infantil como Piaget, Vygotsky e Dewey, afirmam que o brincar é algo inseparável à natureza humana principalmente da criança, no processo de desenvolvimento. Logo, podemos afirmar, que brincar é coisa séria!

Através da brincadeira a criança aprende, explora e dá um novo significado ao mundo à sua volta, constrói relações, experimenta, exercita a sua criatividade e autonomia. Quanto mais criarmos espaços de brincadeiras e estimulação mais incentivamos o potencial dos nossos filhos. 

Quando brincamos com nossos filhos estamos a estimular um aspecto fundamental neste momento de troca, o afeto. Brincar é demonstrar carinho, cuidado, mas também nos possibilita inverter papéis, experimentar sentimentos que por vezes são mais fáceis de experienciar no “mundo do faz de conta”.

Aqui vão algumas dicas que podem ajudar a pensar em propostas e materiais para ajudá-la nesse momento tão rico e importante.

Lembre-se de incluir o seu filho em todas as etapas, a hora de arrumar também é muito importante, pois finaliza um processo para estarmos prontos para outro:

  • Contar histórias é fundamental. Podem ser histórias que viveram juntos em família, histórias inventadas, etc.  As crianças adoram  ouvir-nos contar histórias de quando éramos pequenos, por exemplo. Livros infantis que tenham em casa e já há muito não leem com os vossos filhos ou livros novos, são sempre bem-vindos. 
  • Atividades com objetos do quotidiano, como rolos de papel, caixas de diversos tamanhos, embalagens de iogurte, de gelado, caixas de ovos, entre outros, são materiais que as crianças podem transformar em diferentes construções, é só soltar a imaginação!
  • Atividades do dia a dia como cozinhar ou arrumar a casa podem transformar-se num “jogo de faz de conta” maravilhoso! 
  • Carrinhos de diferentes tamanhos também são bastante adequados nesta faixa etária. Amarrar uma corda para puxá-los, empurrá-los, estacioná-los em diversos lugares, enfim, explorá-los!
  • Brinquedos de encaixe e puzzles adequados para faixa etária, também são ótimos recursos para o desenvolvimento da criança. Este tipo de brinquedo desenvolve muito a coordenação motora, noção espacial,, imaginação e criatividade. 

Artigo escrito por Beatriz MeloPedagoga, Psicopedagoga, Educadora de Infância, Terapeuta de família numa visão sistémica e Mestre em Ciências da Educação e mãe de gémeos

Ver mais dicas na Academia Online

ARTIGOS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS

Especial Grávida Online

14 de março às 21h Como funciona? No dia 14 de março, entre as 21h, contamos consigo no Especial Grávida Online.Ao inscrever-se gratuitamente, habilita-se a ganhar...

Intercomunicador Miniland

até 31 de março   Como funciona?   Está grávida? Participe neste PASSATEMPO e habilite-se a receber um Intercomunicador Miniland! 📅 Válido para inscrições até dia 31 de...

Alimentação Infantil: Introdução aos Alimentos

20 de março Como funciona? Para o dia 20 de março, a Mamãs Sem Dúvidas organizou um Curso Flash para falar sobre Alimentação Infantil, especialmente pensado...