No período pós-parto ocorrem alterações fisiológicas e psicológicas demarcadas e, em mais nenhuma outra fase do ciclo de vida da mulher, estas modificações são tão expressivas num tão curto espaço de tempo.
A recuperação do peso pré-concepcional é uma grande preocupação nas recém-mamãs e a esfera de repercussões é diversa (baixa auto-estima, ansiedade por resultados rápidos, angústia pelo peso atingido). Como consequência, nesta fase podem existir muitas dúvidas em torno da alimentação.
O que ter em conta
1. O ritmo da perda de peso varia muito de mãe para mãe.
2. Se estiver a amamentar, é importante referir que este não é o momento para grandes restrições energéticas. A sua alimentação influencia não só a sua saúde, mas também a do seu bebé, pelo que não deve ser negligenciada.
3. O principal objetivo dietético no pós-parto é a manutenção da saúde materna, a recuperação gradual do peso pós-parto e a nutrição do bebé.
4. A alimentação deve, assim, ser equilibrada, variada e completa e a qualidade dos alimentos consumidos e a frequência das refeições são de extrema importância.
Estima-se que, em média, ocorra uma perda de peso pós-parto, entre 0,6 e 0,8 kg nos primeiros 6 meses. No entanto, no primeiro ano pós-parto, muitas mulheres registam um aumento do peso A recuperação do peso pré-concepcional não depende apenas das calorias gastas pela lactação, mas também são apontados como fatores: a desajustada da ingestão calórica, a diminuição da atividade física e as mudanças nos padrões de sono que podem consequentemente afetar os hábitos alimentares.
Para atingir o seu objetivo a alimentação deve ser ajustada à sua realidade. Assista, o vídeo abaixo, 7 dicas práticas para recuperar o seu peso, de forma saudável e efetiva.
Artigo escrito pela Dra. Rita Ferreira, Nutricionista