O cordão umbilical é fundamental para o desenvolvimento intrauterino do feto. Durante a gravidez é o cordão umbilical que mantém o fluxo vascular ou a passagem do sangue desde a placenta para o feto. Deve conter 3 vasos sanguíneos: 2 artérias e 1 veia. Nas ecografias é verificado que assim seja.
Ao nascimento esperamos cerca de 1 minuto ou até o cordão deixar de pulsar para o cortar, colocando sempre antes uma mola para não haver hemorragia (perda de sangue).
O coto umbilical (resto do cordão que fica após o corte) é inicialmente gelatinoso mas, com o tempo, vai secando. Demora entre 1 a 2 semanas a cair. Há que manter sempre limpo e seco para evitarmos uma infeção.
Que cuidados devo ter com o coto umbilical?
- Após o banho, secar sempre bem a zona do umbigo com uma toalha limpa ou com compressas.
- Lavar sempre a zona do umbigo com água e sabão. Há alguns Pediatras que recomendam a colocação de álcool a 70% com uma compressa uma vez ao dia.
- Dobrar a fralda para que a urina e as fezes não entrem em contacto com o coto umbilical.
- Mesmo após a queda do cordão, continuar a manter a zona do umbigo limpa e seca.
Não se deve assustar se sair uma pequena quantidade de sangue aquando da queda do cordão (era sangue que estava no seu interior) ou se permanecerem restos do mesmo no umbigo durante alguns dias.
Quando devo consultar o meu Pediatra ou Médico de Família?
- Inchaço e vermelhidão da pele ao redor do coto umbilical.
- Saída de secreção amarelada ou avermelhada e com mau odor, após a queda do cordão.
Artigo escrito pela Dra. Inês Claudino, Pediatra e fundadora do projeto Dona Bebé