GravidezA importância dos músculos do pavimento pélvico na gravidez

A importância dos músculos do pavimento pélvico na gravidez

A grávida passa por várias mudanças em relação ao seu corpo durante a gestação e é neste período que a incidência de perdas urinárias ocorrem com maior frequência.

É aqui que os músculos do pavimento pélvico feminino se tornam muito importantes. Estes estão localizados ao redor da uretra, da vagina e do ânus, ou mais precisamente vão do cóccix (final da coluna) até ao osso do púbis (região inferior do abdómen, acima da vagina).

Esses músculos sustentam os órgãos pélvicos (bexiga, útero e reto) e fecham os orifícios (uretra, vagina e ânus) e são responsáveis pela nossa capacidade de segurar a urina e as fezes. E, por circundarem a vagina, contribuem também para a sensibilidade e prazer na relação sexual.

Como fortalecer?

Fazendo exercícios!

Os exercícios do pavimento pélvico consistem em contrações da musculatura e podem ser feitos desde o início da gestação, sem nenhum prejuízo para a mamã ou para o bebé. O seu fortalecimento ajuda a prevenir incontinência urinária, fecal e prolapso uterino.

Os exercícios de flexibilidade e alongamento dos músculos do pavimento pélvico são importantes para as grávidas que desejam o parto normal (natural) e podem ser realizados por meio de massagem perineal e utilização do aparelho EPI-NO, a partir da 36ª semana de gestação.

Estes exercícios de flexibilidade e alongamento dos músculos ajudam a:

  1. Prevenir ou evitar lesões dos músculos.
  2. Recuperar de lesões, como lacerações e a episiotomia.
  3. Acelerar a recuperação pós-parto e a reduzir a dor associada.
  4. Diminui a probabilidade de desenvolver incontinência urinária e disfunções sexuais (dor durante a relação sexual ou diminuição de sensibilidade).

O fisioterapeuta pélvico e o fisioterapeuta uroginecologista são os profissionais mais capacitados para ajudar a mamã nesta preparação dos músculos do pavimento pélvico sem riscos, em toda a fase da gestação.

Artigo escrito por Marusa Machado, Fisioterapeuta Pélvica 

ARTIGOS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS

Liberdade de Escolha na Gravidez e no Pós-Parto: Um Direito Inquestionável A liberdade de escolha na gravidez e no pós-parto não deve ser encarada como um privilégio, mas como um direito inquestionável. Artigo escrito por, Enfermeira Cláudia Boticas Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia e Conselheira de Leite Materno

Liberdade de Escolha na Gravidez e no Pós-Parto: Um Direito Inquestionável

A liberdade de escolha na gravidez e no pós-parto é um dos pilares fundamentais da autonomia feminina e da dignidade humana.No entanto, apesar dos...
Secura vaginal A secura vaginal é um sintoma que pode surgir na mulher, em diferentes momentos ao longo da sua vida, podem surgir outros sintomas relacionados, como o prurido (comichão), urgência miccional, incontinência urinária de urgência e dispareunia (dor na relação sexual). Artigo escrito por, Pedro Correia, Enfermeiro de Saúde Materna e Obstétrica

Secura vaginal

A secura vaginal é um sintoma que pode surgir na mulher, em diferentes momentos ao longo da sua vida, podem surgir outros sintomas relacionados,...
Cuidados Pré-Concepcionais O período pré-concepcional é o melhor momento para promover a saúde dos futuros pais e do bebé.

Cuidados Pré-Concepcionais

O período pré-concepcional é o melhor momento para promover a saúde dos futuros pais e do bebé.É uma oportunidade única para prevenir complicações na...